Escola no tempo de Salazar

As escolas no tempo de Salazar, Estado Novo, não eram iguais às atuais. E hoje venho contar-vos as informações que tenho de familiares meus que viveram nessa fase.

Primeiro vou contar-vos que os professores incutiam a ordem, o respeito e a disciplina. Não havia turmas mistas como há agora. Antigamente havia uma escola para as raparigas e outra para os rapazes e eram obrigados a usar farda. Também eram castigados fisicamente.

Naquele tempo as secretárias eram muito diferentes de agora, eram feitas de madeira e agarradas aos bancos. Todas as salas de aula tinham uma cruz e os alunos eram obrigados a cantar o hino nacional e rezar todos os dias.

Na época, a escola não era obrigatória. Por esse motivo, não havia tantos alunos e havia muitas raparigas que não frequentavam a escola, pois os pais achavam que elas não precisavam de saber ler e escrever. Tinham que trabalhar nos campos, cuidar da casa e cuidar dos irmãos mais novos. Aliás, só os filhos de famílias com riqueza tinham direito de estudar. Muitos deles só concluíram a quarta classe.

Estas foram as informações que eu recolhi, e espero que, com elas, tenham ficado a saber um pouco de como era a escola no tempo de Salazar.

 Eva de Oliveira, nº2, 6C

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s